Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

CONVITES | LILITH de FRANCISCO LUÍS PARREIRA | Teatro São Luiz

 


A Companhia João Garcia Miguel convida todos os alunos das àreas artísticas a estarem presentes no ensaio geral da antevéspera da estreia da nova criação teatral de João Garcia Miguel - LILITH, dia 1 de Outubro, segunda-feira, às 21h.

Este espectáculo é baseado no texto original do dramaturgo português Francisco Luis Parreira, e conta com a actuação de dois actores gregos e dois actores portugueses. Conta também com musica original do compositor português Rui Gato.

"A encenação excêntrica, habitual no percurso de João Garcia Miguel, com uma forte componente plástica e sonora fazem deste espectáculo uma experiência imprescidível no percurso educativo de qualquer aluno da area artistica."

No final do ensaio João Garcia Miguel e a equipa criativa do espectáculos estarão disponiveis para realizar uma conversa com os alunos sobre o processo criativo do espectáculo. 

 

"A primeira mulher de Adão, Lilith, enfastiada com o paraíso, e depois de discutir com Adão a respeito de quem é que devia ficar por cima, dirigiu-se aos altos portões e saíu dali para fora. Começou a dormir com os demónios que andavam por ali à volta, a espreitar por cima dos muros. Isto é tudo o que dela diz a mitologia judaica: que foi a primeira prostituta. O que a mitologia não diz é que, deste modo, ela abandonou um paraíso e foi ter a outro: o paraíso da linguagem. Este segundo paraíso, que dá um trabalho descomunal, está cheio de velhos discos de colecção, riscadas ilusões de amor, vogais que não se deve ouvir no quarto ao lado, coisas que costumam aparecer e prendem como anémonas.

Sobre o palco, duas actrizes e dois actores prendem-se a essas coisas para atirá-las por cima dos muros, a ver se se descobre onde é que está o terceiro paraíso. O fundo narrativo projecta a situação mítica para a actual prosa do mundo, articulando memórias, instantâneos, hábitos de passagem em que por vezes se deixa ouvir, sobretudo quando estamos nus uns com os outros, o resto de um terrível silêncio da mitologia."

Francisco Luis Parreira


 

Lilith estará em cena na sala principal do Tearo São Luiz de 3 a 7 de Outubro.


Será necessário confirmar presença neste ensaio junto do Teatro para o email: geral@teatrosaoluiz.pt .